Diversos laboratórios de pesquisa e desenvolvimento do ITA dão apoio às atividades didáticas e acadêmicas do PG-CTE, garantindo acesso aos alunos, de acordo com as restrições impostas pela atividades neles realizadas. O acesso a esses laboratórios é autorizado pelos seus coordenadores.

Laboratório de Engenharia Logística (AeroLogLab)

O AeroLogLab-ITA foi estabelecido para entregar, consistentemente, soluções de Engenharia Logística no contexto Aeroespacial tanto para o setor de Defesa quanto para o setor Comercial. Em decorrência, suporta a inserção de base sólida e conceitos de Engenharia Logística na formação dos Engenheiros do ITA, civis e militares, na graduação e pós graduação do ITA por meio do desenvolvimento de experimentos na implantação de Sistemas Logísticos (Deployment Logistics), Logística no Desenvolvimento e Aquisição de Sistemas Complexos (ILS Engineering), análise de suportabilidade (LSA), Confiabilidade-disponibilidade-manuteniblidade-segurança (RAMS), gêmeos digitais para a suportabilidade (Digital Twins), Prontidão (Fleet Readiness Assurance) e Tecnologias da Informação e Comunicações em Suporte à Logística (eMaintenance).
Laboratório Centro Espacial ITA (CEI)

Neste laboratório são desenvolvidos estudos teóricos e práticos dos processos do ciclo de vida de uma missão espacial, da concepção à operação. Atualmente o laboratório possui infraestruturas para Concepção e Desenvolvimento. Para as atividades de concepção foi estruturada uma sala de Engenharia Simultânea com recursos multimídia integrados, softwares colaborativos de Engenharia de Sistemas baseada em Modelos e autoria de requisitos; e uma sala de Simulação para desenvolvimento de modelos para avaliação de missões e tomadas de decisão. Para as atividades de desenvolvimento foi estruturada uma sala de Engenharia de Sistemas com recursos para reunião e acompanhamento de missão; e uma sala para desenvolvimento de software embarcado (gestão de bordo e controle), prototipagem mecânica e eletrônica.
Laboratório de Físico-Química de Materiais Energéticos

Neste laboratório são desenvolvidos estudos teóricos e experimentais relacionados aos processos de obtenção e queima (envolvendo termodinâmica, cinética e dinâmica química) de materiais energéticos, tais como: propelentes, explosivos, pirotécnicos, combustíveis, oxidantes, nanopartículas. O laboratório de simulação possui uma estação de trabalho com 02 processadores Xeon, totalizando 04 núcleos e 18 Gb de memória. O laboratório experimental é dotado de aparelhagem para síntese orgânica de aglomerantes para materiais energéticos.
Laboratório de Sistemas Nanoestruturados

O laboratório está adaptado para sintetizar materiais em sistemas coloidais e auto-organizados, na forma de partículas e filmes nanoestruturados. Está equipado com instrumentos de uso geral em atividades da graduação e pesquisa desenvolvidas no Departamento de Química do ITA, além de equipamentos específicos como: câmara salina e potenciostato/galvanostato para estudos de corrosão; calorímetro diferencial exploratório e cromatógrafo de íons para caracterização físico-química dos materiais.
Laboratório de Espectroscopia de Fotoluminescência em Estado Estacionário

Neste laboratório são realizados estudos do comportamento fotofísico de materiais poliméricos e compósitos luminescentes, in situ e em tempo real, sujeitos à influência de condições variáveis de temperatura, umidade relativa, conteúdo de água ou grau de cura. Está equipado com espectrômetro de luminescência em modo estacionário (FS920 – Edinburgh Analytical Instruments Ltd) com lâmpada de xenônio, monocromadores de excitação e de emissão do tipo Czerny-Turner providos de dupla grade holográfica de difração, e fotomultiplicador no modo de contagem de fótons na região de 200 a 670 nm.
Laboratório de Estudos Teóricos em Espectroscopia e Reatividade (ETER)

Neste laboratório são desenvolvidos estudos sobre a estrutura eletrônica de sistemas de interesse físico-químico, por meio de cálculos de química quântica molecular. O laboratório dispõe de um conjunto de servidores de cálculo que operam em sistema de filas, constituído por 6 nós com 40 núcleos e 128 GB de memória RAM cada, além de 5 nós com 8 núcleos e 24 GB de memória RAM cada.
Laboratório de Guerra Eletrônica (LAB-GE)

Tem como objetivo viabilizar soluções de ensino e pesquisa em Guerra Eletrônica, por meio da criação, adaptação e manutenção de laboratórios técnicos e de apoio aos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu do ITA, bem como prestar assessoria técnico-científica à FAB em assuntos relacionados com suas respectivas linhas de pesquisa. Dentre suas áreas de atuação, destacam-se: RF em Fotônica (Microwave Photonics); Emissores e Sensores em Infravermelho; Radar e Guerra Eletrônica; Sonar e Guerra Acústica; Materiais Absorvedores; Integração de Sistemas Aviônicos; Óptica Integrada; e Simulação e Caracterização de Sensores SAW. O LAB-GE conta com equipamentos e dispositivos de alta tecnologia, softwares de simulação e equipe técnica especializada para auxiliar pesquisadores e alunos do ITA e de instituições parceiras.