PROPOSTA PRELIMINAR PARA O QUADRIÊNIO 2017-2020

Em 2016 o PG-CTE redefiniu suas áreas de concentração e Linhas de Pesquisa com base nos dados registrados para a CAPES.

As linhas de pesquisa foram revistas e sugerida a criação de uma nova Área de Concentração em Gestão Tecnológica (título provisório).

As seis áreas de concentração são: Física e Matemática Aplicadas, Química dos Materiais, Propulsão Espacial e Hipersônica, Sensores e Atuadores Espaciais, Sistemas Espaciais, Ensaios e Lançamentos e Gestão Tecnológica.

O quadro a seguir apresenta o detalhamento das respectivas linhas de pesquisa associadas a cada área.


Física e Matemática Aplicadas (CTE-F)
Desafios: Pesquisa em áreas de interesse do setor espacial: tratamentos de materiais e superfícies, soldas especiais, enriquecimento isotópico a laser, análise dos efeitos da radiação solar e cósmica em dispositivos, sistemas e na atmosfera, modelagem matemática e computacional.


Química dos Materiais (CTE-Q)
Desafios: Entendimento de parâmetros físicos e químicos envolvidos em sistemas espaciais, com foco no desenvolvimento de materiais, estruturas e processos mais eficientes.


Propulsão Espacial e Hipersônica (CTE-P)
Desafios: Desenvolver e estudar tecnologias para sistemas inovadores de propulsão aeroespacial e sistemas espaciais que permitam missões de curta e longa duração.


Sensores e Atuadores Espaciais (CTE-S)
Desafios: Desenvolver tecnologias nacionais de caráter estratégico para os setores de Defesa e Aeroespacial, com foco em sistemas e dispositivos sensores e atuadores.


Sistemas Espaciais, Ensaios e Lançamentos (CTE-E)
Desafios: Novas tecnologias para o desenvolvimento de motor-foguete, componentes e integração de veículos lançadores de nano e microssatélites.


Gestão Tecnológica (CTE-G)
Desafios: Metodologias relativas à gestão estratégica de projetos e apoio à decisão, análise de criticidade de tecnologias, prospecção tecnológica, logística, edistribuição.